Torre de Londres

A Torre ou Palácio e Fortaleza Real, localizado ao norte do Rio Tâmisa em Londres bem ao lado da Tower Bridge, se destaca do restante das construções ao seu redor por ser um grande complexo a nos lembrar do passado medieval da capital do Reino Unido.

Dentre suas inúmeras funções ao longo da história, as que mais se destacaram foram as de residência real e a de prisão. Pois, ao mencionar a Torre, recai sobre ela todos os seus fantasmas que por ali passaram em vida e, que dizem ainda habitam seus inúmeros cômodos distribuídos em várias torres do complexo.

Sua fundação data de 1066, sendo a Torre Branca construída por Guilherme I por volta de 1078. Foi mudando ou agregando funções com o passar dos anos, foi desde residência real, prisão, zoológico, casa da moeda, depósito de armas até casa das joias reais da coroa britânica, função que ocupa até hoje.

Considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, é uma das atrações mais visitadas no mundo.

Dentre seus personagens presos e executados no complexo, uma das mais famosas e importantes, foi a rainha Ana Bolena, acusada de adultério, traição e incesto , foi decapitada em 1536 a mando de seu marido o Rei Henrique VIII.

Serviu como prisão até a década de 1950, muitos traidores, espiões e Reis foram aprisionados na torre. Outros moradores famosos, foram os animais, presentes de outros monarcas e líderes mundiais aos reis.

Certamente, a Torre de Londres fez jus ao título de fortificação mais bem protegida do Ocidente medieval. Um lugar para se conhecer a fundo a história da cidade e do país e de quebra cruzar com uma celebridade do passado

Deixe um comentário